SÃO GABRIEL WEATHER

Decisão externa

PESQUISA "ABERTA" VAI DEFINIR PRÉ-CANDIDATURA OFICIAL DO PDT À PREFEITURA

Visando o comando da Prefeitura, o anúncio de duas pré-candidaturas faz com que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) tenha, primeiro, uma disputa interna, para só então confirmar oficialmente o caminho que o partido deve seguir em 2024. Certo - no entanto - é que o nome será de uma mulher.

Em 2023, o partido chegou a anunciar a vereadora Malu Bragança como pré-candidata preferencial. Mas, no final de janeiro deste ano, a médica Sandra Weber, ex-vice-prefeita de São Gabriel, declarou sua pré-candidatura à prefeitura com apoio do vereador Írio Rodrigues e dos ex-presidentes Luiz Fernando Ferreira e Antônio Devair Moreira (Beka), abrindo uma disputa interna.

A presidente da Comissão Executiva do PDT, professora Giovana Gonçalves, garante que a escolha será democrática. "De acordo com o Estatuto, Sandra pode ser pré-candidata...

O partido - através dos diretórios Estadual e Nacional - determinou que a escolha aconteça através de uma pesquisa, com toda a população, para saber qual o nome da representante do PDT. Hoje, certo é que o PDT vai ter uma candidatura própria", argumentou.

Giovana admite que a pré-candidatura da vereadora Malu Bragança tem o apoio da maioria do PDT. "Mas, a Sandra tem o direito de ser pré-candidata e temos que aceitar. É uma questão de respeito. Temos que defender a democracia. Não podemos ir contra o estatuto", defendeu a dirigente.

NA BOCA DO POVO

De acordo com as últimas atualizações da Justiça Eleitoral, o PDT tem 4.008 filiados em São Gabriel. É a sigla com o maior contingente, mas não é isso que a faz ser a mais lembrada nos últimos meses. O que faz o PDT estar "na boca do povo" é a indefinição de quem será a sua pré-candidata e a confirmação de quem uma mulher vai "brigar" pelo comando da Prefeitura.

"Hoje, eu já poderia ir para casa e dizer que estou com o meu dever cumprido. É muita felicidade , saber que temos duas mulheres disputando uma pré-candidatura. Hoje, a cidade só fala em PDT", avalia Giovana.

Segundo ela, o partido está sendo reconstruído, processo que passa pela união de várias pessoas. "O PDT, agora, não é mais um partido de uma única pessoa ou grupo político. O PDT é de São Gabriel. Antes, pertencia a um grupo de pessoas".



EM NOITE DE FILIAÇÃO, PSB DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE MALU BRAGANÇA. Anterior

EM NOITE DE FILIAÇÃO, PSB DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE MALU BRAGANÇA.

Senado recorre de decisão do STF sobre transporte gratuito em eleições Próximo

Senado recorre de decisão do STF sobre transporte gratuito em eleições

Deixe seu comentário