SÃO GABRIEL WEATHER

Fernanda Pinto: Uma trajetória de superação se apresenta ao Legislativo

Dentre as novas pré-candidaturas às eleições legislativas de 2024, um novo nome vem reforçar a causa da defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. A colorista e escritora Fernanda Pinto, filha do clínico geral Boaventura Lulher Pinto Neto e da psicóloga Vânia Dotto, é uma das novas apostas do Republicanos, partido que tem entre suas figuras de expressão nacional o senador Hamilton Mourão e a família Bayer (deputada federal Franciane; deputada estadual Eliana; e a chefe de gabinete do senador Mourão, Liziane) intimamente ligada a saúde de São Gabriel; conta com apoio do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, que presidente o Republicanos no RS, partido que faz parte da coligação que apoia a pré-candidatura de Rossano Farias à prefeitura.

Ela tem uma doença crônica chamada distonia muscular generalizada, que causa contrações e movimentos involuntários no corpo. Por ser uma doença neurológica e sem cura, ela limita muitos dos movimentos de Fernanda.

Desde muito jovem, faz acompanhamento fisioterápico, terapia e fonoaudiologia. Ao longo da vida, já fez diversas cirurgias, duas delas no pescoço e outras para colocar aparelhos (eletrodos cerebrais). Mesmo com a sua grave condição física, a mente inquieta encontrou formas de se expressar ao mundo. Passou a escrever um blog pessoal que fez muito sucesso e, em seguida, começou a publicar uma coluna de crônicas no extinto Jornal Tribuna Popular, de Viviane Bertol e Letícia Leão. As crônicas foram mais tarde reunidas no seu primeiro livro, “Alô Vida”, tornando-se patrona da Feira do Livro de São Gabriel em 2015.

É essa história de superação que Fernanda deseja levar ao Legislativo caso seja eleita – e conta com o retrospecto do eleitorado gabrielense, que ao longo da história já elegeu outros deficientes, como Francisco Renato Andrade da Silva (cadeirante) e Carlos Alberto Moreira (deficiente visual). "Terei um olhar e uma preocupação com as pessoas com necessidades especiais que precisam ter segurança para se locomover e acessos dignos no dia a dia e mesmo acesso facilitado a recursos de saúde. Conheço muito das necessidades, mas estarei me colocando à disposição de quem também precisa, inclusive com criação de Projetos de Lei que venham favorecer a todos à fim de que tenham uma vida digna no seu dia a dia.", destaca.



Eleições 2024: PT debate a vaga de vice na chapa à Prefeitura Anterior

Eleições 2024: PT debate a vaga de vice na chapa à Prefeitura

REPUBLICANOS DECLARA APOIO A FARIAS Próximo

REPUBLICANOS DECLARA APOIO A FARIAS

Deixe seu comentário