SÃO GABRIEL WEATHER

Defensoria Pública do Estado bate recorde e realiza 2,1 milhões de atendimentos em apenas um ano

Presente em todas as comarcas do Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) bateu um novo recorde. Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, foram realizados 2,1 milhões de atendimentos. O aumento foi de 5% em relação ao período de setembro de 2021 e setembro de 2022.

As áreas mais demandadas foram Cível, Família, Criminal, Juizado Especial da Fazenda Pública/Turma Recursal da Fazenda Pública; Execução Pena; Juizado da Infância e Juventude – Cível; Fazenda Pública e Violência Doméstica.

Além disso, a instituição registrou no período 284 mil novos assistidos, crescimento de 10%. Com isso, atualmente, há 2,4 milhões de pessoas cadastradas na Defensoria Pública, desde quando foi criado o Portal da instituição foi criado, em 2015. O número de peticionamentos também bateu recorde foram 2,1 milhões entre setembro de 2022 e setembro 2023, aumento de 31% na comparação com o período anterior.

Os dados que estão presentes no Relatório Anual que será apresentado na Assembleia Legislativa até o final do ano demonstram ainda o registro de 2.013.303 intimações eletrônicas (31% a mais do que o registrado no período do relatório anterior) e 25.708 processos físicos (82% a menos do que o registrado no período do relatório anterior).

“Nossa gestão também foi responsável por outro marco: pela primeira vez na história, a Defensoria Pública criou e envio ao Parlamento, o Plano de Carreira dos Servidores Públicos, projeto mais do que justo e necessário. O PL 146/2020 foi aprovado no fim de 2022 pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo senhor governador Eduardo Leite em janeiro de 2023. Importante relembrar que a crise econômica que ainda assola o país segue causando fortes impactos. A prova disso é que 284 mil novos assistidos buscaram o acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública. Para atender essa demanda, priorizamos sempre a empatia, o olho no olho, pois jamais trataremos uma pessoa como um simples processo. Valorizar o senso de humanidade é uma marca da instituição. Nestes 12 meses, realizamos dezenas de mutirões pelo Estado, campanhas e ações nas mais diversas áreas de atuação, fomentando sempre que possível a resolução dos conflitos de maneira extrajudicial”, comentou o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira.

Oliveira destacou ainda que a instituição, atenta a rapidez que o mundo contemporâneo exige, ampliou e reforçou a atuação na área de Tecnologia da Informação (TI) e já está inicia projetos para o uso da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da Defensoria Pública.

“Creio que nosso trabalho de gestão aliado à experiência está tornando a Defensoria cada dia maior. Hoje, estamos atendendo em todas as Comarcas do Estado e as inaugurações de sedes novas não param. No último ano, entregamos 42 obras envolvendo novas sedes e estruturação de salas das Defensorias nos Fóruns, proporcionando mais conforto, segurança e acessibilidade aos assistidos, servidores, defensores, voluntários e terceirizados”, destacou o defensor público-geral.



VICE-PRESIDENTE DO PL DE SÃO GABRIEL ENCONTRA MICHELLE BOLSONARO Anterior

VICE-PRESIDENTE DO PL DE SÃO GABRIEL ENCONTRA MICHELLE BOLSONARO

VEREADORES MIRINS BRILHAM EM SESSÃO AO VIVO REALIZADA PELA CÂMARA. Próximo

VEREADORES MIRINS BRILHAM EM SESSÃO AO VIVO REALIZADA PELA CÂMARA.

Deixe seu comentário