SÃO GABRIEL WEATHER

Entidades se mobilizam para mapear pacientes com câncer impactados pelas enchentes no RS


Preocupadas com a calamidade que afeta o estado do Rio Grande do Sul, entidades da sociedade civil se mobilizaram para criar a coalizão “Força Onco RS - Apoio aos pacientes de câncer impactados pelas enchentes”. O trabalho é resultado do acolhimento de iniciativas das organizações parceiras do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) - Instituto Camaleão e o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC).
O grupo iniciou o mapeamento das pessoas com câncer em tratamento não hospitalar atingidas pelas enchentes e que necessitam de cuidados especiais. O objetivo é entender os principais desafios enfrentados por elas em relação ao seu tratamento, exames diagnósticos, agendamentos de consultas, dentre outros.
Desde o início da semana, mais de 500 pacientes preencheram o formulário online relatando a situação em que se encontram, nas diversas cidades gaúchas atingidas pelas cheias. Muitos informam a perda de medicamentos, dúvidas sobre como vai ficar o tratamento ou problemas de deslocamento. Com o apoio de um grupo de voluntários, as informações estão sendo acompanhadas e encaminhadas aos serviços hospitalares.
Já são mais de 30 hospitais na rede, compreendendo diversas regiões do estado. O grupo também está em contato com a Secretaria Estadual da Saúde, para conectar às demais regiões, especialmente as que estão isoladas da região metropolitana.
Neste primeiro momento, as ações se dão em caráter excepcional, na qual a coalizão se dispõe como um meio para unificar os esforços e ampliar as iniciativas de confiança dos parceiros TJCC do Rio Grande do Sul, a fim de alcançar as pessoas com câncer no estado.


NOVO MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO ATENDEU 90 PESSOAS Anterior

NOVO MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO ATENDEU 90 PESSOAS

Governo do Estado abre processo seletivo para contratação emergencial de médicos Próximo

Governo do Estado abre processo seletivo para contratação emergencial de médicos

Deixe seu comentário