SÃO GABRIEL WEATHER

Mobilização contra a covid-19

São Gabriel vacina pessoas com 18 anos e reabre agendamento para menores de 12 a 17 anos

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, no sábado passado, na parte da tarde, mais uma etapa do processo de vacinação de jovens de 18 anos e também de pessoas que fazem parte do grupo de atrasados (aqueles que deveriam ter se vacinado em datas anteriores, mas não puderam comparecer).

Apenas 118 pessoas compareceram ao local de vacinação. Com isso, São Gabriel contabilizou 42.556 gabrielenses vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em termos percentuais, levando em consideração a população vacinável, o Município atingiu 93,52% da meta de 45.500 envolvendo adultos e menores de 12 a 17 anos com comorbidades.

Também no sábado, a pasta municipal vacinou 463 pessoas com segundas doses da Coronavac/Butantan, elevando para 26.037 o número de gabrielenses imunizados. Nesta segunda-feira, também receberam as segundas doses as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer até o dia 16 de junho.

Os dez municípios mais populosos do Estado (Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Rio Grande) estão vacinando pessoas com 18 anos. Outros municípios populosos como Alvorada, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa e Palmeira das Missões também já chegaram aos 18. Se somadas, as populações desses municípios alcançam cerca de 5,7 milhões de habitantes, o equivalente a 50% da população gaúcha.

Na semana passada, o governador Eduardo Leite anunciou que 412 municípios atingiram a meta de começar a vacinação da população de 18 anos ou mais contra a Covid-19, o que representa 83% do total de cidades do Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado pelo governador Eduardo Leite, em uma live. Clique aqui e veja a transmissão.

Canoas investiu em estratégias que falassem "a língua dos jovens", de acordo com o secretário da Saúde do município e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos. Ele citou o uso das mídias sociais de forma mais descontraída e a Balada da Vacina: 24 horas ininterruptas de vacinação no formato de drive-thru, que contou com DJs e artistas locais para atrair esse público. "Colocamos música eletrônica e foi atrativo para eles. Foi um sucesso", disse Maicon.

Mais de 3 mil jovens se vacinaram durante a Balada da Vacina, que ocorreu no último final de semana, entre os dias 20 e 21 de agosto. A Gabriela Cardoso Lourenço, 18 anos, moradora de Canoas, aproveitou a oportunidade para receber a primeira dose. "Não imaginava que chegaria aos 18 anos neste final de semana. Meu tio me levou e gostei da iniciativa, tava tocando um som bem legal. Só tenho a agradecer todos os trabalhadores do SUS e à ciência que está nos oportunizando a vacina", disse Gabriela.

Outra jovem de 18 anos que estava aguardando com ansiedade o seu momento de tomar a vacina contra a covid-19 foi a moradora de Porto Alegre Gabrielle Prates Kober. "Conseguimos finalmente ter esperança de que a vida vai voltar ao normal. Sou uma pessoa que sempre gostou de sair e foi muito difícil ficar isolada em casa no ano passado. Este ano está um pouco mais fácil, depois do retorno das aulas presenciais."

Outra cidade que também está vacinando pessoas com 18 anos é Novo Hamburgo. O secretário de Saúde do município, Naasom Luciano, diz que "a cidade está em festa pela conquista de chegar aos 18 anos! Isso somente está sendo possível pela regularidade nas entregas de doses por parte do governo do Estado e pelo rígido controle dos nossos estoques, evitando desperdícios e realizando um aproveitamento máximo das doses".

FRONTEIRA OESTE

Na região fronteira oeste, além de São Gabriel, os outros 10 municípios também já chegaram aos 18 anos. São eles Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana.

"Entregamos as vacinas na região de forma imediata, no mesmo dia em que são disponibilizadas pela Central Estadual de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos", explica a coordenadora regional de Saúde, Heili Temp, informando que, desde o início da campanha de vacinação, foram distribuídas mais de 500 mil doses na região. Segundo ela, "há o comprometimento de todos os gestores municipais de buscarem a vacina com agilidade e oferecerem à população, por isso já chegamos à imunização dos jovens de 18 anos".

Para a secretária de Saúde de Santa Margarida do Sul, Luciana Barbosa Souto Dias, a busca ativa realizada no municipio foi uma importante estratégia para atingir a meta. "Trabahamos com agendamento das pessoas de todos os grupos prioritários desde o início da vacinação, com busca ativa pelas listas dos agentes comunitários de saúde", diz a secretária, acrescentando que a prática evitou o desperdício. "Cada vez que a gente abria um frasco de vacina, já tínhamos a lista das pessoas a serem vacinadas com as doses daquele frasco, foi uma vacinação segura e sem riscos", disse.

Em Alegrete, a estudante Helena Aurélio Temp, de 19 anos, que se vacinou no ginásio do Oswaldo Aranha, elogiou a organização e a agilidade das equipes. "Estava ansiosa, mas esperei pouquíssimo tempo na fila. Infelizmente, grande parte da população tem dúvidas sobre a eficácia da vacina, mas devemos confiar na ciência e nas pesquisas. Todos os que podem devem devem se vacinar, sem levar em conta qual vacina está sendo oferecida, pois todas são eficazes".

A estudante de arquitetura, Fernanda Escarrone Bonaza, de 19 anos também foi vacinada em Alegrete, no último sábado, e ainda estava eufórica: "Coisa mais linda ver todo mundo indo se vacinar, os 'olhos sorrindo' por trás das máscaras. Aos poucos, o mundo vai voltando ao normal. E é nessas horas que devemos valorizar a ciência e perceber o quanto ela salva e revoluciona. Graças a ela, e ao SUS, todos temos acesso à saúde e a inovações como a vacina que recebi".


Gripão retorna seu atendimento para sede da APAE/SG Anterior

Gripão retorna seu atendimento para sede da APAE/SG

Chegada dos novos profissionais reorganiza o fluxo de atendimento no centro de diagnóstico por imagem e traz benefícios como discussão de casos entre os especialistas e o médico solicitante. Próximo

Chegada dos novos profissionais reorganiza o fluxo de atendimento no centro de diagnóstico por imagem e traz benefícios como discussão de casos entre os especialistas e o médico solicitante.

Deixe seu comentário