SÃO GABRIEL WEATHER

Santa Casa inicia cirurgias plásticas

Tiveram início nesta semana as cirurgias plásticas no novo espaço diferenciado, criado recentemente pelo Hospital Santa Casa, destinadas a clientes particulares. Na quarta-feira, 10/7, foi realizada uma miniabdominoplastia com lipoaspiração, e na quinta, 11/7, implante mamário de silicone.

O primeiro procedimento foi realizado pelo cirurgião plástico João Maximiliano Pedron Martins em uma paciente que, após as gestações teve um excesso de pele e acúmulo de pequenas áreas de gordura localizada. "Após um planejamento adequado, com exames de imagem, foi indicada a miniabdominoplastia com lipoaspiração", explica o médico. O procedimento teve início às 15h30 e se estendeu até 18h45, e Martins atuou auxiliado pelos médicos Túlio Souza e Adir Jacociunas.

Já na quinta-feira, o médico Alexandre Ricciardi realizou uma correção de hipodesenvolvimento mamário com prótese de silicone texturizado com colocação no plano submuscular. O procedimento iniciou às 9h20, sendo concluído por volta de 11h15, e o médico foi assistido pelo instrumentador Marcelo Flores, com 18 anos de experiência em cirurgias plásticas e que compõe sua equipe titular em Porto Alegre.

Em ambos os procedimentos, os médicos atuaram com equipe do Hospital Santa Casa, experiente em cirurgias de grande porte, inclusive cardíacas. Ambas as pacientes operadas já receberam alta hospitalar e se recuperam dentro da previsão.

A gestora administrativa da Santa Casa, Thais Aramburu, falou sobre a oferta dos procedimentos. "Ofertar esse serviço é algo que nos deixa realmente felizes, pois, muitas vezes, a cirurgia plástica é vista como algo fútil e desnecessário, mas quando analisamos a qualidade de vida e bem-estar, remete-nos obrigatoriamente a nos sentirmos bem em todos os aspectos, incluindo o físico. Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. E ver isso em prática é muito bom", avalia. Thais também destaca a importância do serviço - especialmente por estar à disposição perto de casa - em cirurgias reparadoras, como em casos de cisto e câncer de pele e sequelas em pacientes queimados, acidentados e traumatizados.

Estrutura

Ao relatar a primeira experiência na nova estrutura, Ricciardi e Flores destacaram a qualidade do preparo hospitalar oferecida no setor. "A estrutura é similar aos melhores hospitais de Porto Alegre", ressalta Flores. "A equipe é muito bem preparada. E a sala de recuperação está dentro do padrão exigido pela Vigilância Sanitária, com todos os equipamentos pertinentes para pronta recuperação do paciente", completa Alexandre. A paciente, de Uruguaiana, chegou até a equipe por indicação de uma amiga. "Uma amiga dela fez o mesmo procedimento e ficou satisfeita com o resultado, acabando por nos indicar", conta o cirurgião.

Ainda sobre o espaço, Martins destacou a facilidade que trouxe. "O fluxo ficou muito bom. É como um pequeno hospital dentro da Santa Casa, o que tornou o atendimento rápido e integrado. Além de ser novo, com materiais de ponta, que atende inclusive cardiologia", explica. "A sala é nova, totalmente equipada para qualquer eventual intercorrência, o que deixa paciente, médico e equipe mais tranquilos. Além disso, uma profissional com experiência no pós-operatório, permaneceu o tempo todo com a paciente. Além da sala de recuperação rápida, há possibilidade de o paciente internar em um andar destinado a pacientes particulares, com hotelaria completa, em um quarto privativo, mantendo conforto e privacidade", destacou João Maximiliano.

Ele também destacou a integração com a equipe. "Apesar de ser o primeiro procedimento, fluiu naturalmente, principalmente pela experiência da equipe com grandes cirurgias, até mesmo cardiológicas, o que torna procedimentos de cirurgia plástica - considerados de pequeno e médio porte - de fácil adaptação.", disse.

Anterior

Em corredor onde passa o lixo, paciente espera 12 horas por leito na Santa Casa

Próximo

Anhanguera de Uruguaiana realiza 1º Workshop das Engenharias

Deixe seu comentário