SÃO GABRIEL WEATHER

Cerimônia de transmissão de cargos da Reitoria marca início da nova gestão à frente da Unipampa até 2027

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, na semana passada, o ato de transmissão dos cargos de reitor, vice-reitora, pró-reitores e pró-reitoras da gestão eleita para o mandato de 2023-2027. A solenidade marcou o início da nova gestão que será conduzida pelo reitor Edward Frederico Castro Pessano e pela vice-reitora Francéli Brizolla, eleitos pela comunidade acadêmica em 2023. Na ocasião, o professor Roberlaine Ribeiro Jorge transferiu simbolicamente a função de reitor para Edward Pessano. A cerimônia foi organizada com o padrão comunicação acessível, com audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento foi transmitido ao vivo e pode ser acessado no canal da Unipampa no YouTube.
Estavam presentes na cerimônia autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, dirigentes acadêmicos, institucionais e do setor privado, bem como representações da sociedade civil. A cerimônia foi presidida pelo reitor, Edward Pessano, e compuseram a mesa de abertura a vice-reitora, Francéli Brizolla; os pró-reitores da gestão 2023-2027; o diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica; a reitora pro tempore da Unipampa, Maria Beatriz Luce; além dos ex-reitores Ulrika Arns (2011-2015), Marco Antonio Fontoura Hansen (2015-2019) e Roberlaine Ribeiro Jorge (2019-2023).
Dentre as autoridades presentes, destaca-se a presença de Luiz Fernando Mainardi, deputado estadual representando a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Marcia Marinho, representante do deputado federal Afonso Hamm; Heitor Goulart, representando o prefeito de Bagé, Divaldo Lara; Maher Jaber, prefeito de Barra do Quaraí, representando a Associação Municipal da Fronteira Oeste; Lelinho Lopes, vereador representando a Câmara Municipal de Vereadores de Bagé; Anilton Oliveira, vereador de Alegrete; Guilherme Bragança, vice-reitor da Universidade da Região da Campanha (Urcamp); e, Mônica Palomino, vice-presidente da Fundação Átila Taborda.
Durante o evento, representantes da comunidade acadêmica realizaram pronunciamentos. A estudante Marina Lopes falou em nome dos alunos da Universidade e a servidora Carina Brum realizou um discurso representando os TAEs. Por fim, o professor Alexandre Vicente Xavier proferiu suas palavras em representação aos diretores e diretoras dos dez campi, bem como do Conselho Universitário (Consuni).

Com a palavra, os gestores da Unipampa

Durante o evento, os ex-reitores, reitor e vice-reitora fizeram pronunciamentos. A reitora pro tempore da Unipampa, Maria Beatriz Luce, e também responsável pelo projeto de implantação da Instituição, ressaltou a gratidão por ser parte deste processo, pois consolida o fundamento que sempre aplicou em sua trajetória: “planejamento de gestão da educação pública, gratuita e de qualidade”. A professora ressalta que trabalhar no projeto da Unipampa foi um desafio, “o projeto mais complexo que se teve até hoje na constituição do sistema nacional de universidades federais, ou seja, dez campi ao mesmo tempo. Essa região foi muito ambiciosa e a articulação política foi muito extensa”.
O professor Roberlaine Ribeiro Jorge, que encerrou sua gestão como reitor em 2023, ressalta seu desejo de “boa sorte para a nova gestão, torcendo pelo sucesso e sempre à disposição para colaborar com o crescimento de nossa Unipampa”. O professor rememora os momentos de sua atuação, que passou pela pandemia e por cortes orçamentários na educação, porém afirma ser otimista quanto ao futuro: “tenho esperança de que consigamos retomar prontamente os investimentos para que possamos vencer de vez este ciclo”.
A vice-reitora, Francéli Brizolla, explica que seu sentimento é de comemoração, pois se sente honrada em representar a Unipampa e o Campus Bagé. Durante seu discurso, Francéli demonstrou a construção de uma gestão humana, com participação democrática e um olhar a todos, com foco no feminino e na inclusão. Através do relato sobre a sua trajetória de vida e profissional, a professora pontua que, para ela, “a educação é mais do que um meio, ela é um modo de vida”. Segundo Francéli, viver a educação nesta Instituição é uma honra, pois ela participou, através do apoio técnico a professora Maria Beatriz Luce, do processo de implantação da Universidade em 2006.
A fala do reitor, Edward Pessano, finalizou a cerimônia. Em seu discurso, o reitor rememorou o ano de 2006, ano dos primeiros movimentos de formação da Unipampa, e sua atuação como segundo Técnico-Administrativo em Educação (TAE) a assumir no concurso do Campus Itaqui, como técnico de laboratório. O reitor relembra o anúncio da Unipampa como “um sonho para toda a metade sul do Rio Grande do Sul”, pois era um momento de esperança para educação brasileira. Para finalizar, Edward Pessano ressalta que “hoje a Unipampa é destaque na produção científica nacional, no suporte de ações junto aos municípios e, mesmo nesta curta história, foram muitas conquistas, transformações e principalmente a inserção da educação, da cultura, da diversidade, do conhecimento nas cidades em que a Unipampa está localiza”, conclui.

Apresentações culturais

A cerimônia teve a execução do hino nacional brasileiro pela pianista bageense Zaida Valentim. A musicista atua na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente desenvolve projeto no curso de música da Unipampa, Campus Bagé. Antes do encerramento da cerimônia pelo reitor, o estudante de música da Unipampa, Igor Paz, realizou uma apresentação artística da música “I have nothing”, de autoria de David Foster e Linda Thompson, acompanhado por Zaida ao piano. O estudante atua como cantor, compositor, drag e pesquisador em Bagé e região, tendo como inclinações musicais a comunidade negra e LGBTQIA+.

Trajetória profissional do reitor e da vice-reitora:
- O reitor Edward Frederico Castro Pessano foi eleito pela comunidade acadêmica nas eleições de 2023 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para atuar na gestão 2023-2027. Edward é graduado em Ciências Biológicas, especialista em Educação Ambiental e mestre e doutor em Educação em Ciências. É servidor público na Unipampa desde 2006, ingressando inicialmente como técnico de laboratório e, em 2013, assumiu como professor do Magistério Superior. Na área de gestão pública, possui experiência como diretor do Campus Uruguaiana e pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários e, também, de Gestão de Pessoas. Atualmente, o reitor reside em Bagé com sua esposa, Cláudia, e seus filhos, Eduarda, Alice e Francisco.
- A vice-reitora Francéli Brizolla integra a gestão 2023-2027 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Educadora, Francéli é licenciada em Educação Especial e mestre e doutora em Educação. É servidora pública na Unipampa desde 2009, atuando como professora do Magistério Superior no Campus Bagé. Além de realizar docência no ensino superior, atua na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Como gestora, foi coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA); pró-reitora adjunta de Graduação, bem como coordenadora de pós-graduações nas áreas da educação e da inovação. Francéli é gaúcha, natural de Soledade, e reside em Bagé com seus filhos, Giovana, João e Mariah Flor.

Nova gestão da Unipampa:
Reitor: Edward Frederico Castro Pessano | reitor@unipampa.edu.br | (53) 3240-5400 - Ramal: 5295
Vice-Reitora: Francéli Brizolla | vicereitoria@unipampa.edu.br | (53) 3240-5400 - Ramal: 5307
Pró-reitora de Graduação: Elena Maria Billig Mello | prograd@unipampa.edu.br | (53) 3240-5436 - Ramal: 2264
Pró-reitor de Extensão e Cultura: Franck Maciel Peçanha | proec@unipampa.edu.br | (53) 3240 5426 - Ramal 2727
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Fabio Gallas Leivas | proppi@unipampa.edu.br | (53) 3240 5406 - Ramal: 2720
Pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil: Honória Gonçalves Ferreira | prodae@unipampa.edu.br (53) 3240.5441 - Ramal: 9630
Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão: Claudete da Silva Lima Martins | procadi@unipampa.edu.br | (53) 3240-5400
Pró-reitora de Gestão de Pessoas: Ana Paula de Oliveira Gracioli | progepe@unipampa.edu.br | (53) 3240 5403
Pró-reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura: Paulo Fernando Marques Duarte Filho | propladi@unipampa.edu.br | (53) 3240 5407 - Ramal: 2719


ESCOLA DO LEGISLATIVO APRESENTA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA 2024. Anterior

ESCOLA DO LEGISLATIVO APRESENTA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA 2024.

ALUNOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL RECEBEM AS BOAS VINDAS NO GINÁSIO SÃO GABRIEL Próximo

ALUNOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL RECEBEM AS BOAS VINDAS NO GINÁSIO SÃO GABRIEL

Deixe seu comentário