SÃO GABRIEL WEATHER

combate ao mosquito

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE SERÁ NESTE SÁBADO NO BAIRRO VARGAS.



A Secretaria da Saúde realizará, neste sábado (20/05), mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. A mobilização, desta vez, acontecerá no Bairro Vargas e residências localizadas na ruas Riveira e na área da antiga ferrovia.
As ações iniciarão às 8 horas, com trabalho de visitação e orientação aos moradores; recepientes que acumularm água parada e que possam virar criadouro do mosquito, deverão ser descartados. Na segunda (22/05), a Secretaria de Serviços Urbanos fará o recolhimento do material.

NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO
O trabalho de conscientização da comunidade se torna uma ferramenta essencial no combate a proliferação. “O grande problema, não é nem a dificuldade de termos em mãos o equipamento para a pulverização; e sim, a de conscientizar a população para os cuidados necessários dentro da sua própria casa (como eliminação de criadouros)”, argumenta o coordenador do Setor de Combate e Prevenção a Dengue da Secretaria da Saúde, Alfredo Oliveira Neves,

SINTOMAS DA DOENÇA
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.
São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção das doenças. Confira: Tampe os tonéis e caixa d’água; – Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar; – Mantenha as calhas sempre limpas; – Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; – Mantenha lixeiras bem tampadas; – Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; – Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; – Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; – Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.


Anterior

Mapa intensifica as investigações e confirma mais dois casos de influenza aviária no Brasil

Próximo

Saúde realizará mutirão contra a dengue nos bairros Passo da Lagoa em Mato Grosso

Deixe seu comentário