SÃO GABRIEL WEATHER

Quase 94 hectares do bioma Pampa são queimados para plantio de soja

Após receber uma denúncia anônima, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) flagrou a destruição de aproximadamente 94 hectares de vegetação nativa em Santo Antônio das Missões, no noroeste do RS. A área pertence ao bioma Pampa, fica dentro de uma única propriedade e apresentava vestígios de queimada.

O caso foi registrado no interior do município na terça-feira (02/04). Ao ser identificado, o responsável pela terra informou aos policiais que teria suprimido seis árvores da espécie espinilho e aberto valas para escoar a água e evitar o acúmulo de umidade, com o objetivo de plantar soja e pastagem no local.

O homem não possuía a licença ambiental adequada para o manejo realizado. Por isso, foi registrado um boletim de ocorrência e ele responderá por crime contra a flora. De acordo com a lei n° 9.605/1998, a pena para esse crime ambiental vai de multa até três anos de detenção.

No Brasil, o bioma Pampa só é encontrado no Rio Grande do Sul. Mais comum na metade sul, ele está presente em 63% do território gaúcho, conforme levantamento da Patram.

Com planícies e vegetação de campo, o Pampa é marcado por uma grande diversidade de fauna e flora ainda pouco conhecida. Atualmente, é considerado o segundo bioma mais ameaçado do país, atrás apenas da Mata Atlântica.

MAIS DE 9 MIL HECTARES NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Nos últimos cinco anos, mais de 9 mil hectares do Pampa foram destruídos no Rio Grande do Sul, como aponta o levantamento feito por GZH na plataforma Mapbiomas. Desde 2019, o sistema registrou 1.089 alertas de desmatamento especificamente deste bioma no RS.

Desta área, que equivale a mais de 8.367 campos de futebol oficiais, as cidades com mais registros do crime ambiental na Mapbiomas são: Piratini (1,2 mil hectares); Encruzilhada do Sul (1,2 mil hectares);  Herval (890 hectares); Canguçu (604 hectares); São Gabriel (542 hectares); Além do RS, o Pampa também se estende pelo Uruguai e pela Argentina.



Quase 94 hectares do bioma Pampa são queimados para plantio de soja Anterior

Quase 94 hectares do bioma Pampa são queimados para plantio de soja

André de Matos Mendes é o novo delegado regional Próximo

André de Matos Mendes é o novo delegado regional

Deixe seu comentário