SÃO GABRIEL WEATHER

RS TERÁ SEQUÊNCIA DE DIAS DE CHUVA EXCESSIVA COM RISCO DE INUNDAÇÕES.

Após dias de forte calor, a MetSul Meteorologia adverte que entre esta sexta-feira e a próxima quinta-feira, as condições serão muito favoráveis a episódios de temporais em pontos isolados no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. O cenário é de alerta e há a possibilidade de haver chuvas excessivas e localmente extremas, ocasionando em inundações no Estado.
As mais fortes áreas de instabilidade, na maioria dos dias, vão se formar da tarde para a noite. Uma vez que a instabilidade vai se dar sob uma massa de ar muito quente e instável, sob um padrão de bloqueio atmosférico, nuvens muito carregadas devem se formar sobre o Rio Grande do Sul diariamente no final desta semana e na primeira metade da próxima, provocando episódios de chuva com muito altos volumes e ainda temporais localizados com rajadas de vento forte e queda de granizo de variado tamanho.
Não é possível prever velocidade de vento exatas nas formações isoladas e passageiras de tempo severo, mas neste tipo de situação meteorológica podem ocorrer temporais com rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h, não se afastando fenômenos mais severos muito isolados.
É fundamental destacar que os prováveis temporais serão isolados, embora em várias regiões, o que significa que nem todas as cidades terão tempestade. Da mesma forma, apesar da possibilidade de temporais em Porto Alegre, é importante esclarecer, conforme a MetSul, que tempestade severa como a do dia 16 de janeiro de janeiro na capital gaúcha não é comum e não ocorre a toda hora, sendo que a esmagadora maioria dos temporais em Porto Alegre apresentam menor ou muito menor severidade.
A sequência de dias de forte instabilidade, com precipitações localmente até intensas, fará com que os volumes de chuva no Rio Grande do Sul nos próximos cinco a sete dias sejam muito altos, atingindo marcas 100% a 200% da média histórica do mês de março inteiro em algumas localidades.
Um dos principais riscos nesta sequência de dias de forte instabilidade, maior que o de temporais de vento, será a ocorrência de chuva com volumes muitos altos, de 50 mm a 100 mm, em curto intervalo, com potencial de causar alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de arroios ou córregos.
Embora o período de grande instabilidade que prevê dure dos dias 15 a 21 de março no Sul do Brasil, não significa que haverá chuva e temporais o tempo inteiro. No período, vão ocorrer momentos de melhoria temporária com aberturas de sol em diversas cidades, tempo quente e forte abafamento. A sensação de abafamento, aliás, será por demais acentuada com a maior umidade.


Energia Solar: uma escolha inteligente para reduzir a conta de luz Anterior

Energia Solar: uma escolha inteligente para reduzir a conta de luz

Promotoria de Justiça Criminal de São Gabriel abre Processo Seletivo para estagiários de Direito Próximo

Promotoria de Justiça Criminal de São Gabriel abre Processo Seletivo para estagiários de Direito

Deixe seu comentário