SÃO GABRIEL WEATHER

Município desenvolve ações de combate à tuberculose

Iniciou na última segunda-feira, 18/3, e segue até hoje, 21/3, uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, para conscientizar a população sobre a tuberculose. O próximo domingo, 24/3, é o dia mundial de combate à doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro, de acordo com o Ministério da Saúde. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

As ações estão sendo desenvolvidas em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Uruguaiana, tanto na cidade, como no interior. A enfermeira responsável pelo setor da Vigilância Epidemiológica, Luciane Dias Freitas, falou sobre as ações. "Estão sendo feitas palestras na sala de espera, caminhadas nos bairros, estão batendo de porta em porta explicando toda a sintomatologia da tuberculose, orientando as pessoas para que se conhecerem alguém com esses sintomas que oriente nas unidades para fazer o teste, verificar se é portador de tuberculose", explicou. "Tem ESF's que estão indo nas escolas apresentar, tanto o programa de tuberculose, como toda sintomatologia para os professores e alunos. Está sendo feito de uma forma de incentivar as ações que a gente já faz rotineiramente, estão se intensificando essas atividades", acrescentou.

De acordo com Luciane, em 2017 o município registrou 76 novos casos de tuberculose - fora os que já estavam em tratamento. Em 2018 foram contabilizados 70 novos casos e em 2019 já são 12 novos diagnósticos.

A enfermeira explicou que em caso de descobertas de novos casos, os pacientes são encaminhados para a coordenação médica da tuberculose para se complementar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que é totalmente gratuito e oferecido pelo Ministério da Saúde.

O tratamento dura um ano. "No momento em que a pessoa é diagnosticada e toma uma primeira dose, a partir de hoje até o 11º dia de tratamento ela ainda continua transmitindo a doença. A partir do 12º dia a pessoa não transmite mais", esclareceu a enfermeira. De acordo com Luciane, a tuberculose pulmonar é transmitida por meio das secreções respiratórias. "Então é das gotículas de saliva, se eu espirro e não protejo as minhas vias aéreas ou com o cotovelo, que agora a gente se protege levando o braço e cobrindo o nariz e boca, se eu não fizer essa proteção, eu tô espalhando com as minhas gotículas, das minhas vias respiratórias superiores, o Bacilo de Koch, que é o transmissor da tuberculose", explicou. "A maneira de se proteger é: ambientes arejados, e se tiver com tosse, com febre vespertina, febre no início de manhã, sudorese noturna, emagrecimento, procure as unidades de saúde para ser examinado e se for o caso fazer o teste do escarro para verificar", finalizou.

Anterior

Santa Casa e Simers se reúnem novamente na próxima quinta

Próximo

Parque Eólico deve ser instalado em Uruguaiana em 2020

Deixe seu comentário