SÃO GABRIEL WEATHER

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em todo o RS ao longo da semana

A Defesa Civil estadual alerta para a ocorrência de temporais em todo o Rio Grande do Sul, entre 13 e 17 de novembro. O Estado vai continuar registrando chuvas persistentes e volumosas, como ocorreu no fim de semana.
São esperadas chuvas intensas em todas as regiões do Estado. Além disso, não se descarta a ocorrência de rajadas intensas de vento e a queda de granizo. Nesta terça-feira, 14, as fortes chuvas vão ficar mais restritas à metade norte do RS, abrangendo Fronteira Oeste, Missões, Norte, Região dos Vales, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana.
A persistência de uma região de baixa pressão, juntamente do fluxo de umidade, favorecem, na quarta-feira, 15, os temporais com chuva pontualmente forte, eventual queda de granizo e rajadas de vento na Metade Norte, nos Vales, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.
A tendência é que a intensidade das precipitações aumente na quinta, 16, e na sexta, 17. Ao longo da semana, os volumes podem ultrapassar 300 milímetros acumulados, mantendo as condições de chuvas fortes e persistentes.
Deve ocorrer a elevação de nível dos rios, principalmente na região da Fronteira Oeste, da Faixa Norte e do Centro do Estado, e a manutenção dos níveis ainda acima da cota de inundação do rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana.
Até o momento, foram reportadas, pelas Defesas Civis municipais, ocorrências em Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Nova Santa Rita. Segundo a Defesa Civil do Estado, esses municípios ainda estão contabilizando os danos.
A meteorologista Cátia Valente, que atua na Sala de Situação, aponta que “áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade, sistemas de baixa pressão e fluxo de umidade que os ventos do Quadrante Norte em altitude trazem para o Rio Grande do Sul favorecem a formação de muita instabilidade, trazendo chuvas volumosas para o Estado”.


DNIT/RS libera tráfego de veículos pesados na Ponte do Arroio Bossoroca Anterior

DNIT/RS libera tráfego de veículos pesados na Ponte do Arroio Bossoroca

Final de ano chegando: quem planeja, economiza Próximo

Final de ano chegando: quem planeja, economiza

Deixe seu comentário