SÃO GABRIEL WEATHER

Prioridade

Turno integral deve chegar a mais 67 escolas estaduais

Definido como prioridade número 1 do Piratini nos próximos quatro anos, o Ensino Médio de turno integral será implementado em mais 67 escolas da rede estadual em 2023. Somando-se as que já tinham a modalidade com as que passarão a ter, haverá 111 escolas com aulas em dois turnos no Rio Grande do Sul.

Até o final do ano passado, eram 44 escolas de Ensino Médio com turno integral no Estado. Dentro do montante, estão computadas 18 escolas regulares, oito Colégios Tiradentes (mantidos pela Brigada Militar) e 18 escolas técnicas. Entre as instituições confirmadas, está o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel.

O número demonstra um avanço significativo, mas também estampa o desafio do governador Eduardo Leite (PSDB). O tucano se comprometeu a expandir o turno integral para 50% das escolas estaduais com Ensino Médio até o final de seu segundo mandato, em 2026.

A rede estadual tem 1.098 escolas de Ensino Médio. Mas até dezembro de 2022, o Estado tinha apenas 4% dos colégios estaduais deste nível com turno integral. Neste ano, com a ampliação, passará a ter 10,1%. Para alcançar a meta, será necessário chegar a 549 estabelecimentos de ensino nos próximos anos.

Em entrevistas, Leite vem ressaltando que, depois da aprovação das reformas previdenciária e administrativa na gestão passada, o principal objetivo do atual governo é melhorar os índices de qualidade da educação gaúcha. Para implementar o turno integral, o governo precisará fazer reformas em escolas, adequar espaços como quadras de esporte, cozinhas e refeitórios e ampliar a carga horária de professores, por exemplo. Também há previsão para o lançamento de um concurso para para a contratação de 1,5 mil docentes.

A implantação só ocorrerá com a concordância de cada comunidade escolar.

INCENTIVO

Uma das estratégias do governo para tentar combater a evasão e manter o estudante no colégio é o programa Todo Jovem na Escola, que, em 2022, transferiu R$ 150 ao mês para 70 mil alunos da rede pública. Para 2023, ainda não há detalhes sobre o funcionamento do programa, mas a Seduc estuda ampliar o valor da bolsa.

Em dezembro, 140 colégios de Ensino Médio estavam aptos para oferecer aulas o dia inteiro - ou seja, já tinham a estrutura necessária e não precisariam passar por maiores reformas para atender à demanda de aulas o dia inteiro. Apesar disso, uma parte das escolas não aceitou a mudança por motivos diversos.

Como as comunidades já estão cientes da novidade e as matrículas já estão sendo realizadas, a Seduc considera que 111 escolas é o número definitivo de instituições de ensino com turno integral para 2023. O ano letivo começa em 23 de fevereiro.

Cidades de médio porte

Para ter turno integral, cada uma das escolas precisa preencher uma série de pré-requisitos: ter Ensino Médio diurno, prédio próprio, cozinha, refeitório e espaço adequado para receber as turmas. Além disso, o colégio não pode ser o único com Ensino Médio da cidade, ponto que exclui dezenas de municípios pequenos do interior do Estado, para que os adolescentes possam optar entre as modalidades.

A partir deste recorte, sobram apenas cidades de médio e grande porte. Porto Alegre terá o maior número de escolas com turno integral: sete. Em seguida, aparecem Santa Maria (seis), Bagé e Cachoeira do Sul (quatro), e Alegrete, Erechim, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Uruguaiana e Viamão (três).


Anterior

Benefício do difícil acesso não será removido, garante o prefeito

Quase 75 mil inscritos farão provas do Enem PPL e reaplicação do teste Próximo

Quase 75 mil inscritos farão provas do Enem PPL e reaplicação do teste

Deixe seu comentário