SÃO GABRIEL WEATHER

emater/rs-ascar

RS: Dia de Campo sobre Olivicultura ocorre em Caçapava do Sul

Aconteceu na primeira semana de setembro, um Dia de Campo sobre Olivicultura em Caçapava do Sul, na propriedade do produtor de azeites Marcelo Costi. Mediado pelo extensionista rural Edison Dornelles, do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, contou com a presença de produtores de Encruzilhada do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel. Também teve a participação do engenheiro agrônomo Antônio Conte, ex-extensionista rural.

Pela olivicultura ser uma atividade nova no Rio Grande do Sul, o Dia de Campo teve o objetivo de divulgar o manejo empregado na Costi Olivos, já que o produtor vem obtendo produções satisfatórias ao longo dos anos. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a plantação, observar o Olival, enquanto eram explicadas as técnicas utilizadas no cultivo.

Costi explica, que as visitas tiveram a intenção de mostrar aos produtores interessados e extensionistas rurais o manejo aplicado no pomar, na teoria e na prática. "Em função dos resultados que estamos obtendo e divulgando com o pomar, o pessoal começou a buscar a Emater nas cidades da região de Bagé, e nada melhor do que o produtor e os próprios extensionistas verem de perto o resultado, para entenderem por que está dando certo", observa.

Conte salienta que embora a fruticultura demande tempo para ter informações conclusivas sobre cultivo, a propriedade de Costi já vem dando indicativos em relação a fertilidade do solo e o aporte de adubo nesses quase 14 anos de plantação. Relata que o Dia de Campo mostra o que está se fazendo e o que se fez no pomar, o registro anual dos dados de análise foliar e de solo, nas plantas e áreas de referência.

"O produtor com essas informações, pode tomar decisões do que quer e quanto gostaria de plantar, que tipo de expectativa pode ter em relação a receita e o tempo que levaria para que essa atividade se apresente economicamente viável ou ao menos amenize os investimentos feitos para iniciar e dar lucro", explica.

O técnico agrícola Marco Antônio Santos, de Encruzilhada do Sul, relata que o Dia de Campo ajuda os produtores a sanarem dúvidas que tenham na condução dos seus Olivais. Sendo a maior área plantada de olivicultura no Brasil, o município vem crescendo com o cultivo de olivas. "Essa troca de informação entre técnicos e produtores agrega muito a atividade, no brasil não tem muito estudo e conhecimento e vendo esse manejo diferenciado, principalmente na adubação, os produtores podem vir a adequar essa tecnologia lá nos seus pomares", analisa Santos.

Parecer da PGE destaca validade da criação de 30 municípios gaúchos Anterior

Parecer da PGE destaca validade da criação de 30 municípios gaúchos

Trigo: Duas regiões sofrem com a falta de chuva no Estado Próximo

Trigo: Duas regiões sofrem com a falta de chuva no Estado

Deixe seu comentário