SÃO GABRIEL WEATHER

SÃO GABRIEL COMEÇA A VACINAR CONTRA A GRIPE A

Desde as 9 horas de ontem, todas as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando contra a Gripe A - Influenza. Estão sendo atendidas as pessoas que integram os grupos prioritários, entre eles, Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades - dos seis meses aos nove anos de idade), Gestantes, Puérperas e Idosos com 60 anos ou mais de idade. O atendimento vai das 9 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, em todas as Unidades Básicas de Saúde; as exceções são UBS Brandão Júnior e UBS Santa Clara, onde a vacinação acontece das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que há um aumento nas internações por infecção pelo vírus influenza em 2024, com quase oito vezes mais casos que no mesmo período do ano passado. O que reforça ainda mais o alerta da importância da imunização para enfrentar o avanço da doença.

Para frear a disseminação do vírus, a estratégia de vacinação foi antecipada neste ano. Em 2023 a campanha nacional começou em 10 de abril, enquanto em 2022 foi aberta em 4 de abril. Por isso, a orientação da SES para os municípios foi para começarem a aplicação das doses, logo que recebessem os lotes.

A campanha nacional segue até 31 de maio e o dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. O Ministério da Saúde espera vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacina é trivalente e garante proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

HOSPITALIZAÇÕES EM 2024

Síndromes gripais, como a do vírus influenza, quando levam a hospitalizações são chamadas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Enquanto em 2023, nas mesmas 10 primeiras semanas do ano, ocorreram 17 registros desse tipo causados pela gripe, neste ano foram 135 casos. Da mesma forma, houve um incremento de óbitos. Foram dois durante o ano passado, e até agora, em 2024, sete já confirmados.

De acordo com Letícia Martins, técnica do Núcleo de Doenças Respiratórias do (Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), esse cenário epidemiológico foi determinante para decisão em antecipar a campanha de vacinação contra influenza em 2024. “É fundamental atingirmos a cobertura vacinal de 90% da população dos grupos prioritários, para reduzir essa tendência de aumento de hospitalizações e óbitos pela gripe”, frisa.



SAÚDE ATENDE 100 PACIENTES EM MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO Anterior

SAÚDE ATENDE 100 PACIENTES EM MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO

PREFEITURA REPASSA R$ 185 MIL AO CENTRO DESPERTAR Próximo

PREFEITURA REPASSA R$ 185 MIL AO CENTRO DESPERTAR

Deixe seu comentário