SÃO GABRIEL WEATHER

Municípios já podem aderir aos kits de equipamentos das Ouvidorias do SUS

Os municípios do Rio Grande do Sul já podem fazer a adesão aos kits de equipamentos que serão adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para ampliação e qualificação da estrutura da Rede de Ouvidorias municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).  
Os kits são formados por monitor, desktop, telefone, headset e cadeira executiva. Os recursos para a aquisição possuem um teto orçamentário de R$ 420 mil, provenientes do Governo Federal, que destinou a verba para a implementação do Plano de Ação de Ampliação e Qualificação das Ouvidorias do SUS. O plano está previsto na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 12/04. O período de adesão é de trinta dias a partir da data da publicação da resolução.  
Conforme a coordenadora da Ouvidoria SUS na Secretaria Estadual da Saúde, Luiza Plentz, “as ouvidorias são importantes canais de comunicação entre os cidadãos e os gestores de saúde porque possibilitam a circulação de informações e o aprimoramento dos serviços oferecidos na rede pública”. Luiza afirma que “a iniciativa de ampliação e qualificação de ouvidorias municipais tem por objetivo assegurar o tratamento adequado das manifestações da população em todo território gaúcho”.  
Para a adesão é necessário que o município tenha pelo menos um profissional no cargo de ouvidor do SUS, com atendimento presencial em ambiente reservado e sistema informatizado que é disponibilizado pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS.  
Os municípios devem encaminhar documentos, como termo de adesão, protocolo digital ao MS e ofício para adesão através do e-mail qualifica-ouvidoria@saude.rs.gov.br

Se o número de pedidos de adesão ultrapassar o teto orçamentário definido, serão seguidos os critérios para classificação dos municípios, como ordem cronológica de envio da documentação completa e município com maior número de habitantes considerando o Censo IBGE 2022.

Depois de integrado ao plano, será de responsabilidade do gestor municipal a manutenção do serviço e da equipe técnica mínima para funcionamento da Ouvidoria do SUS Municipal.


Anterior

MUTIRÃO É CONCLUÍDO COM RECOLHIMENTO DE 55 CAÇAMBAS DE LIXO.

Sobe para 69 o número de mortes pela dengue no RS Próximo

Sobe para 69 o número de mortes pela dengue no RS

Deixe seu comentário