SÃO GABRIEL WEATHER

Recomposição da reserva legal mobiliza agricultores do Assentamento Madre Terra

Cedida pelo Incra/RS aos assentados representados pela Associação de Produtores Agroecológicos Pachamama (Apacha), a reserva legal do assentamento Madre Terra, no interior de São Gabriel, recebeu reforço no último fim de semana (24 a 26 de novembro). Integrantes de 40 famílias plantaram 280 árvores em uma atividade seguida por discussões sobre educação ambiental, apoio à produção e implantação de agroindústrias.
As 280 mudas foram doadas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus de São Gabriel e pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A maior parte das plantas é de aroeiras – por serem excelentes pioneiras de reflorestamento - além de guajuviras, araucárias, pitangueiras e outras espécies nativas, explica Felipe Biernaski, da Apacha.  
O trabalho inicial priorizou sete de 20 hectares com necessidade de reflorestamento. No próximo ano, a ação irá repetir-se introduzindo novas variedades que trarão diversidade à mata.  
Com a vegetação recomposta, a área deve servir como refúgio para a fauna local e abrigar espécies em risco de extinção. A proposta é uma parceria com o Projeto Sentinela, desenvolvido pelo Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM para monitoramento, resgate e preservação de animais nativos, com foco nos mamíferos, em especial os bugios.
A espécie já está presente no assentamento de forma natural. “Moro perto da reserva e seguido vejo eles pelas árvores”, conta Valdecir Trierweiler. O agricultor descendente de uma família ligada à natureza e esteve entre os voluntários do reflorestamento.  
“O plantio foi bem correto, com distância, alinhamento, corredor, tudo certinho conforme o professor da universidade pediu. Uns iam medindo, outros cavando, outros plantando e outros já vinham com a água para regar. A maior parte do tempo, fiquei no grupo das estacas e fazendo buracos, mas plantei umas arvorezinhas também, porque gosto muito. Foi um dia especial, uma sementinha que vai crescer e frutificar”, revela.
Para o assentado, a iniciativa tem condições de ampliar a disponibilidade de alimentos para a fauna e interferir positivamente no equilíbrio ambiental, com destaque para a qualidade da água.
O plantio das mudas foi organizado pela Apacha com apoio da Unipampa, UFSM e da Secretaria de Educação de São Gabriel.
COMPROMISSO AMBIENTAL - O assentamento Madre Terra foi criado em 2009, com 2,2 mil hectares e capacidade para cem famílias. Em abril deste ano, a reserva legal formada por 572 hectares foi cedida pelo Incra/RS à Apacha. A autorização de uso é exclusiva para preservação e conservação dos recursos naturais; fomento à pesquisa; ações de educação ambiental; manutenção das áreas e demais atividades de utilidade pública e interesse social.


Safra 2023/24: produção de grãos deve atingir 38,9 milhões de toneladas no RS, estima a Conab Anterior

Safra 2023/24: produção de grãos deve atingir 38,9 milhões de toneladas no RS, estima a Conab

Visita de comitiva da Coréia do Sul trata sobre exportação de carne bovina Próximo

Visita de comitiva da Coréia do Sul trata sobre exportação de carne bovina

Deixe seu comentário