SÃO GABRIEL WEATHER

Emater e SENAR proveram curso de fabricação de derivados lácteos

Nos dias 21 a 23 de fevereiro, no Assentamento Itaguaçu, localizado no distrito de Batovi, em São Gabriel, ocorreu a capacitação de 11 agricultoras assentadas sobre Fabricação de Derivados Lácteos. O curso foi ministrado pelo Méd. Vet. Claudio Rocha, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade que atua no município por intermédio do Sindicato Rural de São Gabriel.

Durante os 3 dias de curso, as produtoras receberam orientações técnicas sobre manejo e higiene na ordenha e conservação do leite e dos derivados. Na prática, foram elaborados as receitas de queijo minas frescal, requeijão, cream cheese, ricota, doce de leite, iogurte, leite condensado, käschmier, rapadura de leite e queijo colonial.

Conforme Guilherme Coradini, extensionista rural da Emater que organizou o curso na localidade, o objetivo é qualificar os produtores de leite da localidade no processamento de derivados lácteos e abrir o leque da quantidade de subprodutos que podem ser fabricados a partir do leite.

O curso teve também a participação de técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Desenvolvimento Rural de São Gabriel, visto que na residência anfitriã do curso e em mais outra residência dentro do Assentamento Itaguaçú estão sendo construídas microqueijarias familiares. Após todos os procedimentos sanitários, ambientais e fiscais necessários, recendo autorização do SIM para funcionar e estando inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar operado pela EMATER, ambas poderão comercializar os seus produtos inspecionados e rotulados para a população de São Gabriel.

Volta da chuva contribui com desenvolvimento da soja no RS Anterior

Volta da chuva contribui com desenvolvimento da soja no RS

IDEAL COMEMORA 90 ANOS NO BRASIL COM EXCELÊNCIA EM CARNE E LÃ. Próximo

IDEAL COMEMORA 90 ANOS NO BRASIL COM EXCELÊNCIA EM CARNE E LÃ.

Deixe seu comentário