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Divulgada avaliação sobre rendimento escolar dos estudantes gaúchos

Foram divulgados nesta semana, os resultados oficiais do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS 2018), que mostra o desempenho de 244.314 mil estudantes das escolas urbanas e rurais gaúchas, dos 3º e 6º anos do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. A prova foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 19 e 23 de novembro de 2018 e traz dados sobre aprendizagem nas áreas de português e matemática, com avaliação, inclusive, da leitura e da escrita. Confira os resultados completos no site www.educacao.rs.gov.br. 

Na semana passada, os resultados foram apresentados aos representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Segundo o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, as avaliações devem pautar as políticas públicas na área da educação. "A partir desses resultados é possível construir e pensar em ações efetivas que melhorem a qualidade da educação. Nossa proposta é rever todo o sistema de Educação do Rio Grande do Sul, essa medida é urgente. Nos últimos 20 anos, o sistema se desqualificou, os números são claros e mostram a importância da construção de um novo modelo", avalia.

Avaliação

Na proficiência em Língua Portuguesa, os resultados do 3º ano do ensino fundamental apontam que 40,9% dos 38.917 mil estudantes avaliados não apresentam índices satisfatórios de leitura. Na escrita, 50,6% estão em nível adequado, enquanto 17,3% estão abaixo do básico. No 6º ano do Ensino Fundamental a melhora foi positiva, e o nível subiu de adequado, em 2016, para o avançado, em 2018. Porém, para alcançar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) seis no 9º ano do Ensino Fundamental e Médio, é necessário melhorar a proficiência e a aprovação. "Precisamos evoluir. Mais de 50% dos nossos estudantes hoje têm um índice insuficiente de aprendizagem, o que nos assusta. Precisamos oferecer para a juventude um futuro de oportunidades. A educação abre portas, não podemos fechá-las", considera Karam. No 1º ano do Ensino Médio não houve evolução na Língua Portuguesa - a Rede Estadual agregou 18,5 pontos de proficiência, mas permaneceu no padrão básico de desempenho.

Em Matemática foram avaliados 39.573 estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Desses, 41,9% apresentam níveis básicos de desempenho, 30,3% adequados, enquanto 22,4% se encontram abaixo do básico exigido. No 6º ano do Ensino Fundamental, 52.345 jovens participaram. Desses, 41,5% apresentam níveis básicos de desempenho, 26,3% adequados, e 24,9% abaixo do básico - mesmo agregando sete pontos de proficiência entre 2016 e 2018, a Rede permaneceu com o mesmo padrão de conhecimento e desempenho do que em 2016. Mais de 80 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram avaliados em matemática, e 51,4% alcançaram um conhecimento básico, enquanto que 35,2% estão abaixo do exigido. O percentual de adequado ou avançado em Matemática passou de 7,7% (2016) para 13,4% (2018).

Com informações da Seduc.


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