SÃO GABRIEL WEATHER

Chegou a vez de quitar os impostos. Saiba como se planejar!

Depois das festas e presentes de final de ano, férias e material escolar, chegou a vez dos impostos

Odia a dia traz muitas responsabilidades na vida financeira das pessoas, como aluguel, financiamento, contas de água e de luz, fatura de cartões, boletos e por aí vai. E, no início de fevereiro, é a vez dos impostos conhecidos como IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano e IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Para quem possui carro, tem também a renovação obrigatória do seguro do veículo, o chamado DPVAT - Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres.O primeiro passo para saber como se planejar financeiramente para fazer mais estes pagamentos é conhecer os principais impostos que podem ser cobrados no começo do ano.

Chegou um carnê na sua caixa de correio? Sim, ele é o IPTU.

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo de competência municipal conforme a Constituição Federal do Brasil. Cada município pode determinar suas regras de cobrança, valores e procedimentos. E fique atento: mesmo quem não é proprietário de um imóvel precisa ficar atento ao pagamento do IPTU. Isso porque, na prática, é comum que a quitação do imposto seja repassada ao inquilino em um contrato de aluguel.

Quem não tem multa tem desconto? Sim, se você é bom condutor o IPVA é mais barato.

Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor é o nome do famoso IPVA. Diferentemente do IPTU, o IPVA é um imposto de competência estadual, desse modo, ele é padronizado em cada Estado da federação. O IPVA é cobrado sobre o valor venal do veículo que você possui. Nesse caso, a base de cálculo costuma ser derivada da tabela FIPE.

Como colocar estes impostos no seu planejamento financeira?

Pagamento à vista, na maioria das vezes, gera descontos significativos para o contribuinte. Dependendo do montante da redução do valor e de sua capacidade de pagamento, isso pode ser bastante benéfico. Se você se planejar comantecedência para conseguir pagar de uma vez só, vai ter um valor menor no seu orçamento.

Se a opção é pagar parcelar, é comum que os órgãos oficiais ofereçam a opção de pagar os impostos de forma parcelada. Essa condição pode facilitar seu planejamento financeiro, tendo em vista que não você terá que desembolsar um valor tão alto de uma só vez.

Aqui no Sicredi, temos uma modalidade especial de crédito que coopera com você para pagar o IPVA e se organizar financeiramente, além disso, outras opções de crédito fácil, com taxas mais justas, que ajudam a você realizar seus sonhos e manter uma vida financeira mais equilibrada.

Procure nossas agências ou entre em contato com a gente pelo WhastApp Oficial do Sicredi (51) 3358 4770.


Anterior

Povos de Terreiro terão 2ª conferência municipal

Sicredi conquista mais de um milhão de novos associados em 2022 Próximo

Sicredi conquista mais de um milhão de novos associados em 2022

Deixe seu comentário