SÃO GABRIEL WEATHER

ano letivo

Estudos de Recuperação ocorrem de 8 a 17 de fevereiro para dar oportunidade adicional aos alunos da rede estadual

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza os Estudos de Recuperação entre 8 e 17 de fevereiro. A iniciativa é uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens essenciais que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso alcance os índices necessários. A medida visa mitigar os impactos da pandemia na educação, diante do período sem aulas presenciais nas escolas. Por esta razão, tem caráter excepcional, é válida apenas para este ano e será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou que tiveram frequência menor que 75% em 2022.

Durante dezembro, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série.

A mobilização na rede estadual começou nos dias 19 e 20 de janeiro, quando houve encontros entre a Seduc e os 30 representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O objetivo foi elaborar estratégias e ações para que as instituições de ensino recebam os estudantes nas datas definidas.

A partir desta sexta-feira (27/01) e até a próxima terça-feira (31/1), ocorrerão encontros entre as equipes diretivas das escolas com as respectivas Coordenadorias de Educação das suas regiões para orientações e desenvolvimento das atividades.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, avalia que os Estudos de Recuperação representam uma nova oportunidade para consolidar as aprendizagens, considerando a singularidade de cada estudante e a diversidade de circunstâncias que comprometeram seu desenvolvimento no ambiente escolar.

"Este programa não é um sistema de aprovação automática. Ao contrário, é um período de estudos e oportunidades para os estudantes. Esta é uma situação emergencial para que possamos dar sequência à trajetória curricular dos alunos atingidos diretamente pela pandemia", explica Raquel. "Queremos oferecer mais possibilidades para que as crianças e jovens consigam desenvolver as habilidades necessárias para avançar pedagogicamente, caso atinjam os indicadores necessários durante o período."

Orientações

No Plano de Estudos de Recuperação também foram indicados aos estudantes materiais como livros didáticos, plataformas de leitura e conteúdos da plataforma Google Sala de Aula, entre outros.

O supervisor ou a equipe diretiva ficará responsável pela organização das atividades presenciais, bem como garantir a execução do cronograma de estudos organizado pela escola.

A família do aluno recebeu o boletim de desempenho dele e o Plano de Estudos de Recuperação. Também foi informada sobre a necessidade do comparecimento do estudante nas atividades presenciais indicadas no cronograma, sendo esta a única forma de acesso à oportunidade adicional.

Unipampa terá 2.193 vagas para seleção Anterior

Unipampa terá 2.193 vagas para seleção

Ensino de Jovens e adultos: Coordenadoria da 19ª deixa vereadores sem respostas Próximo

Ensino de Jovens e adultos: Coordenadoria da 19ª deixa vereadores sem respostas

Deixe seu comentário