SÃO GABRIEL WEATHER

Estiagem

'Não há risco de desabastecimento ou necessidade de racionamento', afirma empresa de água e esgosto

"Estamos monitorando a vazão do Rio Vacacaí e o nível de operação da barragem VAC4, há pelo menos três meses, de tal forma, que atualmente a concessionária considera que não há risco de desabastecimento ou necessidade de racionamento". A informação é do Supervisor de Operações da Concessionária São Gabriel Saneamento, Matheus Sassi. Os dados foram coletados, nos últimos dias, e encaminhados à Coordenação da Defesa Civil.

A barragem está, atualmente, 5 metros e 20 centímetros abaixo da crista do vertedouro, mas ainda possui volume considerável de reservação.

Qualquer medida emergencial, afetará, inicialmente, as atividades distintas do abastecimento humano (como irrigação de lavouras, por exemplo), com suspensão imediata. Essa ação tem amparo legal (Lei 9.433 de 1997), conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos.

"Esperamos não ser necessário chegarmos a ter que adotar essa medida. Mas, se isso acontecer, ainda assim teremos uma segurança de quatro meses de abastecimento", explica Sassi.

O setor agrícola prevê mais 30 dias de irrigação.

A direção da Concessionária informa que segue acompanhando, de perto, o nível operacional da barragem e atuando na fiscalização do Rio Vacacai. "Temos cobrado uma ação mais incisiva para combater o uso indevido da água do rio, que ocorre quando há uma captação de volume além do autorizado pela outorga ou até mesmo captação clandestina de água (sem outorga)", ressaltou Sassi.

No interior, a estiagem atinge níveis de alerta em várias regiões, onde já falta água potável para a população. Essas comunidades estão sendo abastecidas com uso de caminhões pipa; esse trabalho é desenvolvido pela Prefeitura com apoio da São Gabriel Saneamento.

Anterior

Gabrielenses participam da 9ª Conferência Estadual da Saúde em Porto Alegre

Novo estudo busca redução de tarifa de esgosto e tarifa social já está em vigor Próximo

Novo estudo busca redução de tarifa de esgosto e tarifa social já está em vigor

Deixe seu comentário