SÃO GABRIEL WEATHER

Dois anos de campanha

São Gabriel já aplicou mais de 154 mil doses contra a covid

No último dia 19 de janeiro, data que completou dois anos da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Gabriel, a Secretaria da Saúde informou que havia aplicado 153.992 doses da vacina. Na manhã de segunda-feira (23/01), o Município já havia ultrapassado a marca das 154 mil.

A campanha de imunização foi lançada, no começo da noite do dia 19 de janeiro de 2021, em uma cerimônia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A enfermeira Rosângela Boher foi uma das profissionais da área de saúde, representando cada um dos setores que diretamente se envolveram nas estratégias de enfrentamento à Covid-19 no município, a receber a vacina naquele dia.

Integrante da equipe que atua na linha de frente Covid, Boher testemunhou despencar os números de internações e de casos mais graves da doença. E isso, ela garante: graças à vacina.

"A vacinação foi um marco. Um momento de muita esperança, para que tivéssemos uma redução, principalmente, no número de mortes (o que realmente se consolidou). A gente viu que, a partir do momento que as pessoas foram se vacinando, houve uma redução na forma mais grave da doença, refletindo na diminuição de óbitos também", analisou.

Sempre que a história lembra a pandemia de Covid-19, os nomes de mais quatro profissionais vão aparecer entre os representantes da saúde, em São Gabriel, a marcar o começo de uma campanha que salvou e está salvando muitas vidas: Dr. Luis Alderete, médico da UTI Covid; Conceição Favorino Moreira Rodrigues, servidor público e técnico de enfermagem da Classe A (Leitos Clínicos Covid); Rosélia Almeida Strom, representante das Instituições de Longa Permanência para Idosos - Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho; e Graziele de Almeida Silveira, serviços gerais do Gripão.

A secretária da Saúde, Kátia Raposo, destacou a importância da vacinação. "Embora não garanta a imunidade total e, em alguns casos ainda ocorra o contágio, a vacinação diminui a intensidade com que o vírus ataca o nosso organismo e continua sendo a nossa principal ferramenta de combate à Covid... de forma preventiva", ressaltou.

O PRIMEIRO IDOSO

Igeneo da Cruz, na época com 81 anos, foi o primeiro idoso a ser vacinado em São Gabriel, exatamente no dia do aniversário (21 de janeiro). Interno do Asilo São João, no sábado passado, ao comemorar 83 anos, ele lembrou o momento. "Muito grato", comentou.

Segundo a direção do Asilo, Igeneo é Conhecido pelo apelido de Genês. Há dois anos, ele foi o primeiro na fila que se formou bem cedinho no pátio da Instituição. A vacinação estava marcada para às 9 horas, mas ele, e outros internos, já estavam preparados bem antes do horário marcado. No mesmo dia, também foram vacinados internos e funcionários do Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho.

O Asilo São João atualmente tem 39 residentes que fazem parte da lista de prioridades estabelecidas pela normativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Também foram imunizados 21 trabalhadores que atuam na manutenção e atenção aos idosos.


Idoso de 94 anos é a 348ª vítima da covid em São Gabriel Anterior

Idoso de 94 anos é a 348ª vítima da covid em São Gabriel

MOMENTO FOFURA! Próximo

MOMENTO FOFURA!

Deixe seu comentário