SÃO GABRIEL WEATHER

Caso Gabriel

Perícia reproduz morte de jovem, com simulação no bairro Independência e Lava-Pé

A perícia de Reprodução Simulada dos Fatos (RSF) referente à morte de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, foi realizada pelo Instituto-Geral de Perícias em São Gabriel nesta segunda-feira (21/11). A fase presencial durou mais de 13 horas. O objetivo é apurar as circunstâncias da morte de Gabriel e apontar se as versões apresentadas pelos envolvidos são compatíveis com as demais provas periciais.

O trabalho, requerido pela Polícia Civil, iniciou com a oitiva de cinco testemunhas. Os depoimentos foram acompanhados pelos advogados das partes e por representantes do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Brigada Militar. Duas menores de idade foram ouvidas em uma sala especial, apenas com a presença da responsável e das duas peritas criminais que conduziram os trabalhos. Por fim, os três policiais militares acusados pelo homicídio também apresentaram suas versões: os soldados Raul Veras Pedroso e Cleber Renato Ramos de Lima e sargento Arleu Junior Cardoso Jacobsen.

Na segunda etapa da fase presencial, as testemunhas demonstraram para as peritas criminais, separadamente, as suas versões sobre os fatos envolvendo a morte de Gabriel. Todos os passos foram registrados pelo fotógrafo criminalístico da equipe. Os acusados apresentaram versões similares, e por isso, a execução dessa fase foi realizada conjuntamente. A maior parte da ação aconteceu em frente à casa onde Gabriel foi abordado. Já a parte final aconteceu na localidade de Lava-pé, onde os policiais afirmaram que deixaram o rapaz ainda com vida.

Nove policiais civis representaram a vítima e as demais pessoas citadas durante as oitivas; a Brigada Militar fez o isolamento do local. "As versões apresentadas pelos investigados foram bastantes semelhantes entre si; e, das testemunhas, temos versões distintas" afirmou a perita criminal Bárbara Cavedon, responsável pelo trabalho. "Temos elementos bastante interessantes para serem analisados, tanto do que teria causado a morte quanto da dinâmica dos fatos", finalizou.

Após a etapa presencial realizada em São Gabriel, inicia-se a análise técnica das versões apresentadas pelos envolvidos. A Reprodução Simulada dos Fatos só é realizada após a conclusão de todas as perícias. Devido à complexidade do exame e à quantidade de pessoas envolvidas, ainda não há previsão para a conclusão do Laudo pericial.

O CASO

Gabriel Marques Cavalheiro desapareceu após uma abordagem da Brigada Militar, em 12 de agosto. O corpo foi encontrado em um açude, no Lava-Pé, no dia 19 de agosto. A causa da morte, apontada pelo Laudo da necropsia realizado no Posto Médico-Legal de Santa Maria, foi uma hemorragia interna provocada por lesão na região cervical. Três policiais militares são acusados por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica.

OUTRAS PERÍCIAS

várias perícias foram realizadas pelo IGP para fornecer as provas técnicas necessárias à investigação do caso. Além da perícia realizada no dia do encontro do cadáver, foram feitos vários exames laboratoriais- entre os de rotina, estão a pesquisa de psicotrópicos e álcool em amostras de sangue e urina. Também foi realizada a pesquisa de plâncton em material coletado da vítima, o que descartou a hipótese de afogamento. Já os exames de DNA não encontraram sangue de Gabriel nas viaturas usadas pela Brigada Militar durante a ocorrência.

Motorista embriagado bate o carro em poste na avenida Antônio Trilha Anterior

Motorista embriagado bate o carro em poste na avenida Antônio Trilha

Corpo de Gabriel foi encontrado de pé, afirma capitão da BM Próximo

Corpo de Gabriel foi encontrado de pé, afirma capitão da BM

Deixe seu comentário